top of page
  • Foto do escritorCaique Oliveira

Em 2017 eu li que a Apple não iria mais fabricar Iphones em 2030

Confesso que fiquei espantado com aquela notícia, mas porque a gigante Apple pararia de fabricar o famoso e mais poderoso smartphone do mundo?


Não houve relatos confiáveis sugerindo que a Apple deixará de produzir iPhones em breve, foi somente um deslize de informação do seu CEO Tim Cook, o fato é que a placa principal do aparelho que da realmente vida a ele é feita com o famoso e poderoso petróleo. Não só a Apple como todos os smartphones são feitos com componentes do petróleo.


No entanto, a empresa está comprometida com metas ambientais ambiciosas, visando tornar toda sua cadeia de suprimentos neutra em carbono até 2030. Como parte desse esforço, a Apple está mudando para materiais e fontes de energia mais sustentáveis, o que pode impactar a fabricação de componentes como a placa principal. A afirmação de que a placa é feita de petróleo provavelmente está relacionada a essas mudanças ambientais, mas isso não indica o fim da produção de iPhones. Ao invés disso, a Apple está focada em reduzir o impacto ambiental de seus dispositivos, enquanto continua com a fabricação​.


Outras empresas de smartphones enfrentam desafios semelhantes aos da Apple, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e à conformidade com regulamentos. A União Europeia, por exemplo, implementou o Regulamento (UE) 2023/1670, que estabelece requisitos de ecodesign para smartphones e tablets, visando reduzir seu impacto ambiental.


Além disso, fabricantes como a Samsung estão tomando medidas para cumprir regulamentos ambientais internacionais, gerenciando cuidadosamente os materiais utilizados em seus produtos para minimizar o impacto ambiental.


Esses esforços refletem uma tendência global na indústria de smartphones em direção à produção mais sustentável e à redução de emissões de carbono, alinhando-se com as expectativas dos consumidores e reguladores.


Veja bem, é ai que entra Elon Musk mais uma vez na parada!


Todos nós sabemos que ele é o visionário do século XXI, sua ambição por fazer as coisas aconteceram de forma futurística estão moldando o mundo e até mesmo a forma que pensamos. Para mim fica claro que a Neuralink será uma substituição dos smartphones um dia, o que você acha disso?


Os chips da Neuralink, que buscam conectar o cérebro humano diretamente a dispositivos eletrônicos, têm um foco inicial voltado para tratar doenças neurológicas e melhorar a comunicação de pessoas com limitações motoras. No futuro, eles podem permitir interações com dispositivos como computadores e smartphones diretamente através do pensamento, o que poderia, em teoria, substituir parte das funções dos celulares. No entanto, essa substituição completa ainda está distante.


Atualmente, a Neuralink está em fases iniciais de testes, com uma ênfase em melhorar interfaces homem-máquina. No entanto, a ideia de substituir smartphones implica superar desafios tecnológicos, éticos e de segurança. A comunicação via pensamento seria uma mudança revolucionária, mas os chips ainda estão muito longe de substituir totalmente o celular para ser sincero, em termos de funcionalidades como conectividade, processamento de informações e interface de usuário​.


Portanto, embora essa ideia tenha potencial no longo prazo, no momento, os smartphones continuam sendo insubstituíveis como dispositivos de comunicação e tecnologia diária mais importante do mundo segundo os brasileiros. #apple #elonmusk #smartphone #celulares #celular

1 visualização0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page